Skip to content

Maio

Acusado de planejar assassinato de Dorothy Stang é condenado, mas segue em liberdade

O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão, foi condenado a 30 anos por homicídio duplamente qualificado, por ser um dos mandantes do assassinato da missionária americana Dorothy Stang, em 2005.  Galvão, entretanto, ficou apenas 18 dias preso, até a Justiça aceitar um pedido de Habeas Corpus.  No dia 25 de maio, as Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE) decidiram, por cinco votos a um, permitir que ao fazendeiro continue em liberdade até o julgamento do recurso de apelação.


Empresas envolvidas nas usinas do rio Madeira sã condenadas pelo Tribunal Permanente do Povos

As empresas transnacionais Santander (Espanha), Banif (Portugal) e GDF-Suez (França e Bélgica), integrantes dos consórcios que estão construindo as UHE’s Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, foram denunciadas e condenadas pelo IV Tribunal Permanente dos Povos, realizado em Madrid de 13 a 17 de maio deste ano.

As empresas foram condenadas pelas “graves, claras e persistentes violações dos princípios, normas, convênios e pactos internacionais que protegem os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais das pessoas”.


Garimpeiros recebem concessão para explorar Serra Pelada

No dia 7 de maio, o Ministério de Minas e Energia concedeu permissão para uma cooperativa de garimpeiros trabalharem na mina de Serra Pelada – que na década de 1980 foi foi o maior garimpo a céu aberto do mundo.
A retomada do garimpo só foi possível depois que os 45 mil garimpeiros receberam em 2007 a concessão das terras do antigo garimpo e criaram a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), no município de Curionópolis, a 50 km de Serra Pelada.

 

Veja  também

Entrevista: “Os bancos não possuem uma atuação sustentável na Amazônia e às vezes são cúmplices da violação da Lei vigente

Estudo Lançamento do relatório “TEEB – A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade”

Anúncios
One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Retrospectiva 2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: